segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Henrique do Topete - Charles Perrault

Era uma vez houve uma rainha que teve um filho tão feio e disforme que há algum tempo era duvidoso que ele teria forma humana em tudo. Mas uma fada que estava presente em seu nascimento prometeu que ele deve ter a abundância de cérebros, e acrescentou que, em virtude do dom que ela tinha acabado de lhe conferiu ele seria capaz de transmitir para a pessoa a quem ele deve amar melhor o mesmo grau de inteligência que ele possuía a si mesmo.
Este um pouco consolado os pobres rainha, que foi muito desapontado por ter trazido ao mundo um pirralho como hediondo. E, de fato, não mais logo a criança começa a falar de seus ditos mostrou-se cheio de astúcia, enquanto tudo o que ele fez foi de alguma forma tão inteligente que ele encantou a todos.
Eu esqueci de mencionar que quando ele nasceu, ele teve um pouco tufo de cabelo na cabeça. Por esta razão ele foi chamado Ricky do Topete, Ricky sendo o seu nome de família.
Cerca de sete ou oito anos mais tarde, a rainha de um reino vizinho deu à luz filhas gêmeas. O primeiro a vir ao mundo era mais bonita do que a aurora, e a rainha era tão feliz que temia-se sua grande excitação pode fazer-lhe algum dano. A mesma fada que tinha assistido ao nascimento de Ricky do Topete estava presente, e para moderar os transportes da rainha, ela declarou que esta pequena princesa teria nenhum sentido em tudo, e seria tão estúpido como ela era linda. A rainha estava profundamente mortificado, e um momento ou dois mais tarde se tornou seu desgosto maior ainda, para a segunda filha provou ser extremamente feio.
"Não se perturbe, Senhora", disse a fada. "Sua filha é castigado na outra maneira. Ela deve ter muito bom senso que sua falta de beleza dificilmente irá ser notado."
"Que o Céu concedê-lo!" disse a rainha. "Mas não há nenhum meio pelo qual o mais velho, que é tão bonito, pode ser dotado de uma inteligência?"
"Em matéria de cérebros posso fazer nada por ela, Senhora", disse a fada ", mas no que diz respeito a beleza que eu possa fazer um grande negócio. Como não há nada que eu não faria para agradá-lo, vou conceder-lhe o poder de fazer bonito qualquer pessoa que deve agradar muito dela. "
Como as duas princesas cresceu suas perfeições aumentou, e em toda parte da beleza da pessoa idosa e a sagacidade do jovem foram objecto de conversa comum.
É igualmente verdade que os seus defeitos também aumentou à medida que se tornou mais velho. O mais novo cresceu mais feio a cada minuto, eo mais velho diário tornou-se mais estúpido. Ou ela respondeu nada quando falou, ou respondeu com alguma observação idiota. Ao mesmo tempo, ela era tão estranho que ela não conseguia definir quatro vasos de porcelana sobre a lareira sem quebrar um deles, nem beber um copo de água sem derramar metade dela sobre a roupa.
Agora, embora a menina mais velha possuía a grande vantagem que a beleza sempre confere a juventude, ela foi, no entanto, ofuscado em quase todos empresa por sua irmã mais nova. No começo, todos reunidos em volta a beleza de ver e admirar-la, mas muito em breve todos eles foram atraídos pela conversa graciosa e fácil de um inteligente. Em um tempo muito curto a menina mais velha ficaria inteiramente sozinho, enquanto todos agrupado rodada irmã.
A princesa mais velha não era tão estúpido que ela não estava ciente disso, e ela estaria disposta a se entregaram toda a sua beleza para esperteza metade de sua irmã. Às vezes, ela estava pronta para morrer de tristeza para a rainha, embora uma mulher sensata, não poderia abster-se de, ocasionalmente, reprovando-a por sua estupidez.
A princesa tinha se aposentado um dia a um bosque para lamentar seu infortúnio, quando viu aproximar-se dela um homenzinho feio, de aparência muito desagradável, mas vestido com traje magnífico.
Este foi o jovem príncipe Ricky do Topete. Ele tinha caído no amor com seu retrato, que foi em todos os lugares para ser visto, e tinha deixado o reino de seu pai, a fim de ter o prazer de ver e falar com ela.
O prazer de conhecê-la, portanto, por si só, ele se aproximou com cada sinal de respeito e cortesia. Mas, enquanto ele lhe pagou os cumprimentos habituais ele percebeu que ela estava mergulhada em melancolia.
"Eu não consigo entender, minha senhora", disse ele, "como é que alguém com a sua beleza pode ser tão triste como você aparecer. Eu posso gabar-se de ter visto muitas senhoras justas, e eu declaro que nenhum deles poderia comparar-se em beleza com você."
"É muito gentil da sua parte dizer isso, senhor", respondeu a princesa; e parou ali, sem saber o que dizer mais.
"Beleza", disse Ricky, "é de tão grande vantagem de que tudo pode ser ignorado, e não vejo que o possuidor de que pode ter muita coisa para se lamentar sobre."
Para isso a princesa respondeu: "Eu prefiro ser tão simples como você é e ter algum sentido, do que ser tão bonito como eu sou e, ao mesmo tempo estúpido."
"Nada mostra mais claramente o bom senso, minha senhora, que uma crença de que não é possuído dele. Segue-se, portanto, que quanto mais se tem, mais se teme que ele seja querendo."
"Eu não estou certo sobre isso", disse a princesa; "Mas eu sei muito bem que eu sou muito estúpido, e esta é a razão da miséria que está quase me matando."
"Se isso é tudo que o incomoda, minha senhora, eu posso facilmente colocar um fim ao seu sofrimento."
"Como você vai lidar com isso?" disse a princesa.
"Eu sou capaz, minha senhora", disse Ricky do Topete ", para outorgar tanto bom senso como é possível possuir sobre a pessoa que eu mais amo. Você é essa pessoa, e é, portanto, cabe a você decidir se você vai adquirir tanta inteligência. A única condição é que você deve concordar em se casar comigo ".
A princesa era dumfounded, e permaneceu em silêncio.
"Eu posso ver", prosseguiu Ricky, "que esta sugestão deixa perplexo, e eu não estou surpreso. Mas eu vou dar-lhe um ano inteiro para fazer a sua mente para ela."
A princesa tinha tão pouco sentido, e ao mesmo tempo desejar que tão ardentemente, que ela convenceu-se no final deste ano nunca chegaria. Então, ela aceitou a oferta que tinha sido feito para ela. Mal ela dado sua palavra a Ricky que ela se casaria com ele no prazo de um ano a partir desse mesmo dia, do que sentia uma mudança completa vir sobre ela. Ela encontrou-se capaz de dizer tudo o que ela queria com a maior facilidade, e para dizê-lo de uma forma elegante, acabado, e natural. Ela imediatamente envolvida Ricky em uma conversa brilhante e longa, segurando seu próprio tão bem que Ricky temia que ele havia lhe dado uma fatia maior do sentido do que ele retinha para si mesmo.
Em seu retorno para o espanto palácio reinou em toda a corte em uma mudança tão repentina e extraordinária. Considerando que anteriormente eles estavam acostumados a ouvi-la dar largas à parvo, observações pert, eles agora ouvi-la expressar-se de forma sensata e muito espirituosamente.
Toda a corte estava radiante. A única pessoa não muito satisfeito era a irmã mais nova, agora que ela já não tinha a vantagem sobre o mais velho na sagacidade, ela parecia nada além de um pouco de medo em comparação.
O próprio rei muitas vezes levou seu conselho, e várias vezes segurou seus conselhos em seu apartamento.
A notícia dessa mudança se espalhou, e os príncipes dos reinos vizinhos fizeram muitas tentativas de cativar ela. Quase todas pediu-a em casamento. Mas ela encontrou nenhum com o bom senso, e assim ela ouvia tudo sem prometendo a si mesma a qualquer.
Finalmente veio aquele que era tão poderoso, tão rico, tão espirituoso, e tão bonito, que não podia deixar de ser um pouco atraído por ele. Seu pai percebeu isso, e disse que ela poderia fazer a sua própria escolha de um marido. Ela só tinha que declarar si mesma. Agora, o mais sentido se tem, mais difícil é para compensar a mente de um em um caso deste tipo. Depois de agradecer a seu pai, por isso, ela pediu um pouco de tempo para pensar sobre isso. A fim de ponderar calmamente o que tinha melhor fazer ela passou a andar em uma madeira - aquele mesmo, como aconteceu, onde ela havia encontrado Ricky do Topete.
Enquanto andava, profunda no pensamento, ela ouviu sob seus pés um barulho ensurdecedor, como se muitas pessoas estavam correndo ocupada para lá e para cá. Ouvindo com mais atenção, ouviu vozes. "Traga-me que caldeira", disse um;depois outro, "Ponha um pouco de madeira em que o fogo!"
Naquele momento, o chão se abriu, e ela viu abaixo do que parecia ser uma grande cozinha cheia de cozinheiros e ajudantes de cozinha, e todo o trem de atendentes que a preparação de um grande banquete envolve. Um grupo de cerca de vinte ou trinta torneiros spit- surgiu e tomou as suas posições em volta de uma mesa muito longa em um caminho na madeira. Todos eles usavam bonés de seu cozinheiro de um lado, e com os seus instrumentos de alinhavo em suas mãos eles mantiveram o tempo juntos como eles trabalharam, para a melodia de uma música melodiosa.
A princesa foi surpreendido por este espetáculo, e perguntei para quem o seu trabalho estava sendo feito.
"Para o príncipe Ricky do Topete, senhora", disse o capataz da quadrilha. '' Seu casamento é amanhã".
Diante disso, a princesa ficou mais surpreso do que nunca. Num piscar de olhos ela se lembrou que era um ano para o mesmo dia desde que ela tinha prometido se casar com o príncipe Ricky do Topete, e foi surpreendido pela lembrança. A razão que ela tinha esquecido era que, quando ela fez a promessa que ela ainda estava sem sentido, e com a aquisição de que a inteligência que o príncipe tinha dado em cima dela, toda a memória de seus ex-estupidezes tinham sido apagados.
Ela não tinha ido mais trinta passos quando Ricky do Topete apareceu diante dela, galante e resplandecente, como um príncipe em seu dia de casamento.
"Como você pode ver, minha senhora," ele disse, "Eu mantenho a minha palavra ao minuto. Eu não duvido que você veio para manter seu, e por me dar a mão para me fazer o mais feliz dos homens."
"Eu vou ser franco com você", respondeu a princesa. "Eu ainda não fiz a minha mente no momento, e eu tenho medo que eu nunca será capaz de tomar a decisão que você deseja."
"Você me surpreender, minha senhora", disse Ricky do Topete.
"Eu posso muito bem acreditar", disse a princesa ", e, sem dúvida, se eu tivesse que lidar com um palhaço, ou um homem que faltou bom senso, eu deveria sentir-me muito sem jeito situado. 'A princesa deve manter sua palavra,' ele diria, 'e você deve se casar comigo porque você prometeu! " Mas estou falando a um homem do mundo, do maior bom senso, e estou certo de que ele vai ouvir a razão. Como sabem, eu não poderia fazer a minha mente para me casar com você mesmo quando eu estava totalmente sem sentido ;? como se pode esperar que, hoje, possuem a inteligência que você deu em mim, o que me faz ainda mais difícil de agradar do que anteriormente, devo tomar uma decisão que eu não poderia tomar em seguida, Se você queria tanto se casar comigo, você era muito errado para me aliviar de minha estupidez, e deixe-me ver mais claramente do que eu fiz. "
"Se um homem que faltou bom senso", respondeu Ricky do Topete ", seria justificada, como você acabou de dizer, em censurar-lhe para quebrar sua palavra, por que você espera, minha senhora, que eu deveria agir de forma diferente, onde a felicidade ? de toda a minha vida está em jogo é razoável que as pessoas que têm sentido devem ser tratados pior do que aqueles que não têm nenhum Você manter isso por um momento - você, que tão marcadamente tem sentido e desejado tão ardentemente tê-lo ? Mas, perdoe-me, deixe-nos chegar aos fatos. Com exceção da minha feiúra, há alguma coisa sobre mim que desagrada você? Você está insatisfeito com a minha criação, meu cérebro, minha disposição, ou minhas maneiras? "
"De modo algum", respondeu a princesa. "Eu gosto muito tudo o que você tem apresentado as qualidades que você menciona."
"Nesse caso", disse Ricky do Topete, "felicidade vai ser meu, pois encontra-se em seu poder de me fazer o mais atraente dos homens."
"Como é que isso pode ser feito?" perguntou a princesa.
"Isso vai acontecer por si só", respondeu Ricky do Topete ", se você me ama o suficiente para desejar que assim seja. Para remover o seu dúvidas, minha senhora, deixe-me dizer-lhe que a mesma fada que no dia do meu nascimento me outorgou o poder de dotar de inteligência a mulher da minha escolha, deu-lhe também o poder de dotar com beleza o homem a quem você deve amar, e de quem você deve querer conferir este favor. "
"Se é assim", disse a princesa, "Desejo com todo meu coração que você pode se tornar o príncipe mais bonito e mais atraente do mundo, e eu dar-lhe sem reservas a benção que é meu para dar."
Assim que a princesa proferiu estas palavras do que Ricky do Topete apareceu diante de seus olhos como o mais belo, o homem mais gracioso e atraente, que ela já tinha posto os olhos.
Algumas pessoas afirmam que este não era o trabalho de fadas encantamento, mas que somente o amor provocou a transformação. Eles dizem que a princesa, como ela meditou sobre a constância de seu amante, em cima de seu bom senso, e suas muitas qualidades admiráveis ​​de coração e cabeça, cresceu cego para a deformidade do seu corpo ea fealdade do seu rosto; que sua corcunda parecia não mais do que era natural em um homem que poderia fazer a courtliest de arcos, e que nada mais do que uma certa desconfiança e charmoso deferência de forma a terrível mole que tinha anteriormente afligia agora indicava. Eles dizem ainda que ela encontrou seus olhos brilhar o mais brilhante para seu estrabismo, e que este defeito neles era para ela, mas um sinal de amor apaixonado; enquanto seu grande nariz vermelho ela encontrou nada, mas marcial e heróico.
Seja como for, a princesa prometeu se casar com ele no local, contanto que ele poderia obter o consentimento de seu pai real.
O rei sabia Ricky do Topete ser um príncipe sábio e espirituoso, e na aprendizagem da relação de sua filha para ele, ele aceitou-o com prazer como um filho-de-lei.
O casamento aconteceu em cima o dia de amanhã, assim como Ricky do Topete tinha previsto, e de acordo com as regras que ele tinha há muito tempo colocar em trem.

Moral:
Aqui está um conto de fadas para você,
que é tão bom como verdade.
O que nós amamos é sempre justa,
inteligente, hábil e afável.

Outra Moral:
Natureza oferta, com os braços abertos,
esbanja mil encantos;
Mas não são estes que trazem
oferta mais verdadeiro do amor verdadeiro.
'Tis alguma qualidade que se encontra
Todos invisível a outros olhos -

Algo no coração ou mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário